FALE CONOSCO    |  CADASTRO     

Descoberta de Novo Naufrágio  (Parte II)

O projeto da PL Divers de investigação de novos naufrágios finalmente teve seu início no dia 02/09/2009 com a chegada do sonar.


Nosso amigo Sjoerd Wielen trouxe o sonar para ser testado. A equipe da PL Divers não perdeu tempo e foram para o mar e viram, imediatamente, que o projeto não seria assim tão fácil como pensavam.
Logo na primeira tentativa de ligar o sonar, percebera m que havia um problema de conexão no software do laptop com o sonar. Consertado o problema do software, surgiu outro, o GPS não funcionava. Após consertar o GPS, o software novamente falhou e perceberam que estava havendo um conflito entre os dois programas.


A Equipe retornou para a Operadora, trocou o computador, alterou as configurações e tudo ficou resolvido. Voltaram novamente para o mar e fizeram uma varredura para ver o fundo. Percebeu-se que ainda há muito que aprender, pois as imagens mostradas pelo sonar eram confusas as suas vistas destreinadas e havia muitas sombras (figuras que não correspondem ao real tamanho e formato do objeto na tela). Brincando com o software, tentaram melhorar a imagens dos objetos que iam aparecendo na tela.


Muitos problemas foram detectados nessa 1ª experiência, como a necessidade de novas adaptações a nossa embarcação para acomodar o sonar, já que esse na nossa 1ª tentativa ficou na popa e sofreu distúrbios por causa da movimentação da hélice da embarcação.
Como o projeto pretende averiguar lugares mais distantes, perceberam que não será possível o planejamento em apenas um dia. Serão necessários mais dias no mar e para esse tipo de expedição, novas alterações deverão ser feitas na embarcação para segurança da embarcação e dos tripulantes, assim como um longo planejamento de toda a operação, já que uma operação técnica, como sabemos é bem trabalhosa e meticulosa para que seja segura.


Enquanto as alterações não são feitas, a PL Divers vai fazer uma segunda expedição para verificar os naufrágios já conhecidos, como o Teixeirinha e o Harlinger e o Novo Naufrágio descoberto pela PL Divers e ainda sem identificação.
Estaremos aguardando para ver as fotos que o sonar irá apresentar para nós destes naufrágios.

Por Letícia Santos.

Veja aqui a parte I

 

 

 

Clique aqui, para acessar o site Wreck Hunter.
Clique aqui, para acessar o site Ship Wreck.
Clique aqui, para saber mais sobre a visão de nossa empresa.
Clique aqui, para saber mais sobre fatores de risco no investimento em nossa empresa.
Clique aqui, para saber mais sobre as vantagens do investimento em nossa empresa.
Clique aqui, para saber mais sobre nosso serviço de busca e recuperação de objetos perdidos no mar.