FALE CONOSCO    |  CADASTRO     

O Futuro do Mergulho Ameaçado

“O futuro do mergulho está ameaçado em algumas partes do país”.

Operadoras e instrutores de mergulhos estão formando maus mergulhadores em busca de dinheiro rápido. Estão brincando com a vida desses novos mergulhadores e destruindo o mercado do mergulho, causando os chamados “drop outs” que é a debandada dos mergulhadores no mercado. Estes perdem o interesse e não dão continuidade nos cursos de mergulho, consequentemente , todo o mercado de mergulho (escolas, operadoras, lojas de equipamentos, etc), estão sendo prejudicados.

A má formação desses alunos incorre no simples fato de aplicar um péssimo “plágio” de curso de mergulho, tendo duração de dois dias, com um mergulho na piscina (águas confinadas) e um mergulho no mar (águas abertas).

Onde, em toda a história do mergulho, uma pessoa se torna um mergulhador seguro com apenas dois mergulhos? Essas coisas estão acontecendo de fato e bem debaixo dos nossos narizes.

E o que acontece com esse mergulhador formado aos “tropeços” por esses instrutores? A resposta é simples: ou abandonam para sempre o mergulho por se sentirem inseguros e pensarem que aquilo não é para eles e assim perderem o interesse pela atividade, ou por se acidentarem pois não tem a mínima noção de segurança no mergulho. Ou ainda, quando o mergulhador está pegando o “gostinho” pelo mergulho, o curso acaba e este se sente inseguro e na dependência do instrutor.

O que nos entristece é ver uma atividade tão rica e interessante ser degradada desta forma. Mas, o que podemos fazer para solucionar esse grande problema?

Algumas operadoras já estão se movimentando para acabar com essa degradação, padronizando os cursos para que haja um controle de qualidade e segurança na aplicação dos mesmos.

Como a atividade do mergulho não é o que podemos chamar de “barata”, algumas operadoras como a PL Divers, em Arraial do Cabo, estão oferecendo cursos com qualidade e segurança num preço mais acessível aos futuros mergulhadores.

O curso básico, por exemplo, tem a duração de 4 dias e sua carga horária é dividida em 10 horas de teoria e 8 mergulhos no mar, respeitando-se os limites de águas confinadas e águas abertas. São atitudes e movimentos como esses que fazem a diferença entre os bons e maus profissionais da área.

Esta resolveu tomar esta atitude em virtude da disputa no valor dos cursos estar baixando consideravelmente a qualidade dos mesmos. O que a PL Divers espera agora é ministrar os cursos com qualidade, com custo baixo para formar mergulhadores de verdade, que gostem do que fazem e tenham segurança, para que possam dar continuidade aos outros cursos e permaneçam no mercado do mergulho por puro e simples prazer.

O futuro do mergulho depende nós mesmos, lutemos, então, contra essa degradação!